António Saraiva, da CIP, espera um aumento da taxa máxima de IVA, o que será uma "tsunami" para as empresas.
"Provavelmente vamos ter na taxa máxima algum aumento. Não tenho sensibilidade para dizer se será 24 se será 25, mas a leitura que faço é que, provavelmente, a taxa máxima será mexida", disse ontem António Saraiva durante uma tertúlia na Figueira da Foz, citado pela agência Lusa. "Se me perguntarem a opinião, eu acho que não há muita saída a não ser ir por aí, aumentar a taxa máxima", apontou
Económico com Lusa 30/06/11 09:51
Apraz-me fazer o seguinte comentário.
As declarações foram feitas numa tertúlia.
Ninguém lhe perguntou nada, palavras dele, mas mesmo assim deu opinião.
Como até tem esperança de ver reduzida a TSU, paga pelos patrões, em pelo menos 4% e, como até é no IVA que se espera a recuperação do valor perdido na TSU, e como até vê no programa do governo a promessa d'uma alteração significativa nos mecanismo de reembolso do IVA e, como até o IVA é neutro em relação ás importações e exportações, faz-se ameaçado e faz um favor ao governo, anunciando por ele (governo) um aumento da taxa máxima do IVA.
Não é por nada mas, estou a ouvir a intervenção do PM, Srº Pedro Passos, no parlamento onde, até foi aplaudido quando afirmou que as más notícias dava-as ele próprio.
Recordei imediatamente a crónica Há palavras mais difíceis do que outras. Reestruturação é das mais fáceis. do dia 10/05/2011
Para não me repetir, pesquisei umas coisinhas e, cá está.
Jornal de Notícias 2011/05/08
A diminuição da taxa social única proposta pelo PSD será conseguida através de uma "reestruturação do IVA" que "já estava no PEC 4", afirmou o social-democrata Carlos Moedas.
"Reestruturar o IVA é pegar naquilo que são taxas, as baixa, média e alta, passar de umas para as outras e obtêm-se receitas. A diferença é que se o Governo o fizer vai utilizar apenas essa receita para engordar o Estado, e nós vamos usar para baixar a taxa social única", defendeu.
Na verdade, amor com amor se paga!
PS- Entretanto caiu a bomba dos 50% do Subsídio de Natal e o próprio António Saraiva ficou surpreendido. Há um bichinho que me diz que a opinião que deu na tal tertúlia fará parte de uma outra bomba. A explodir um pouco mais tarde!
José Soluciolino
Sem comentários:
Enviar um comentário