CRÓNICAS DE: josé Soluciolino
Quarta-feira, Durão Barroso, na qualidade de Presidente da Comissão Europeia, discursou em Bruxelas e defendeu um aumento do Fundo de Resgate Europeu. Acho que para fazer face às eminentes necessidades de ajuda ao países em crise. Tipo Portugal.....
A reacção Alemã, não se fez esperar. Não percebe o presidente da Comissão. Nem eu.
Obrigou os tradutores do parlamento Europeu ao esforço suplementar de traduzir de engleseado para Inglês e de Inglês para as restantes 22 línguas faladas no Parlamento Europeu.
É que o inglês do homem é tão macarrónico que mais valia falar em Português. Assim só seria necessário fazer uma única tradução.
Veja-se o caso do Mourinho. Orgulhoso de ser Português, afinfa-lhes com a língua de Camões. E mais nada!
Por outro lado, Passos Coelho, passa a vida a enviar recadinhos para ajudar a campanha de Cavaco. É do estrangeiro. Para não se expor internamente. Mas tem passado sempre nas nossas televisões. Chama-se a isto preparar o terreno.
Vai lá que tem falado em Português. Se fosse noutra língua, a mensagem não tinha o efeito esperado no eleitorado, não é verdade?
O que me espantou deveras, foi a crónica de Marcelo Rebelo de Sousa.
Com a imparcialidade que lhe é conhecida, consegue ignorar todo o passado de Cavaco e chega a dizer que só existem dois candidatos. Cavaco e Alegre.
O homem até indica a percentagem de votos que caberá a cada um.
Foi em Português. Podia ter sido em Crioulo.
Pois é. Ele estava em Cabo Verde. E mesmo longe continua muito bem informado. Será que conseguiu falar com Dias Loureiro?
José Soluciolino
Sem comentários:
Enviar um comentário