terça-feira, 23 de novembro de 2010

Gravado em pedra.....para toda a eternidade!

CRÓNICAS DE: josé Soluciolino


No Naturlink  foi anunciado um papel produzido a partir de pedra reciclada.
Imediatamente pensei na escrita cuneiforme, gravada em pedra e que fez e ainda faz as delícias de muitos historiadores, antropólogos, arqueólogos e outro "ologos " de que agora não me recordo.
Esse foi o impulso condicionado pelo ensino de história universal. Coisas de escola.
Mas depois, li o resto da notícia e, é deveras interessante.
Comercializado desde 2004. "O “TerraSkin” é produzido a partir de minerais em pó (75-80%) - mármore e calcário reciclados da indústria da construção - e uma resina não-tóxica (20-25%)- constituindo um material resistente à água, à gordura e ao óleo, que pode ser utilizado para produzir sacos, etiquetas auto-adesivas e cadernos.
Este tipo de papel inovador, que pode ser um substituto do papel convencional, cartão e plástico, é “verde” de múltiplas formas. Com efeito, por um lado trata-se de um material triplamente “amigo do ambiente” porque a sua produção não exige o consumo de madeira, de água ou de cloro.
Adicionalmente é necessária de menos 50% energia para o produzir, é 100% reciclável – desfaz-se ao fim de 3 a 9 meses de exposição – e acarreta menos 50% de emissões de CO2."
Não sei bem porquê mas parece-me que grande parte das ideias dos nossos governantes são assentes em sebentas feitas deste tipo de papel; Pouco tempo depois de serem eleitos, nem se lembram dos discursos de campanha.
Deve ser do papel. É do papel certamente. Só pode ser do papel.


Fora isto, volto a um assunto que me é muito querido. Os blindados da cimeira.

Parece que já chegaram. Garantiram-me que são azuis. Cá para mim devem ser camuflados. Com tanta dificuldade que tiveram para aparecer!? Não acham?

Mas o que está verdadeiramente em causa não são os dois veículos. É que estes são apenas parte do material encomendado para a PSP . Entre o equipamento em falta encontram-se 45 viaturas anti-motim, um canhão de água, uma viatura pesada e seis ligeiras para a remoção de obstáculos.
Com a borrasca que aí vem.....!

José Soluciolino

Sem comentários:

Enviar um comentário